Aneel autoriza operação de usinas eólicas de Enel e Omega Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta sexta-feira a operação de unidades geradoras (UG) que integram parques eólicos das empresas Enel Green Power, na Bahia, e da Omega Energia, no Maranhão. A decisão foi tomada pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração da agência, em despacho publicado na edição desta sexta-feira no "Diário Oficial da União".


A autorização da Aneel permitiu o acionamento, a partir de hoje, de sete turbinas de geração (UG9 a UG15), com 2 megawatts (MW) cada, totalizando 14 MW adicionais de potência, nos municípios baianos de Brumado e Dom Basílio. O empreendimento, denominado EOL Cristalândia I, pertence à Enel.


Dois grupos de 15 turbinas (de UG1 a UG15), totalizando 60 MW de capacidade, serão acionadas nos complexos de geração EOL Cristalândia II e EOL Cristalândia III. Os dois projetos, da Enel, estão localizados no município de Brumado.


Outras 12 turbinas (de UG1 a UG12) de 2,3 MW cada, totalizando 27,6 MW de potência, vão começar a gerar energia na cidade de Barreirinhas, no Maranhão. Trata-se do projeto EOL Delta 3 I, da Omega Energia.


A empresa também teve esse mesmo volume de capacidade de geração e turbinas liberadas para início de operação na usina eólica EOL Delta 3 III, no mesmo município maranhense.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos