Bolsas

Câmbio

PIB do trimestre cresce 0,2% sobre o anterior

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano, comparado ao primeiro, de acordo com o resultado das Contas Nacionais divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O resultado ficou acima da média apurada pelo Valor Data junto a 18 consultorias e instituições financeiras, que apontava estabilidade no PIB do período. As projeções variaram de -0,3% a 0,3%.


O PIB do segundo trimestre veio ligeiramente abaixo do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, e que mostrou alta de 0,25% sobre o período janeiro a março de 2017.


No primeiro trimestre deste ano, o PIB cresceu 1%.


Oferta


Pelo lado da oferta, a indústria registrou queda de 0,5% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior, resultado que veio abaixo da alta de 0,1% estimada por economistas.


O setor de serviços teve expansão de 0,6% no período. A expectativa era de alta de 0,3%.


Já a agropecuária ficou estável no segundo trimestre, depois do expressivo avanço no primeiro trimestre. O resultado veio acima da projeção média de queda de 1,2% apurada pelo Valor Data.


Demanda


Pelo lado da demanda, o consumo das famílias cresceu 1,4% no segundo trimestre deste ano, ante o primeiro, feito o ajuste sazonal.


A demanda do governo recuou 0,9% e a formação bruta de capital fixo (FBCF, medida das contas nacionais do que se investe em máquinas, construção civil e pesquisa) caiu 0,7% entre abril e junho, na comparação com janeiro a março.


Analistas consultados pelo Valor Data estimavam alta de 0,9% para o consumo das famílias, enquanto para o consumo do governo previam avanço de 0,3%. Também estimavam alta de 0,1% na formação bruta de capital fixo.


Por fim, a taxa de investimento atingiu 15,5% do PIB no segundo trimestre do ano.


Setor externo


No setor externo, as exportações cresceram 0,5%, segundo o IBGE, enquanto as importações tiveram queda de 3,5% no segundo trimestre de 2017, sobre o primeiro.


A média apurada pelo Valor Data foi de aumento de 0,7% para as exportações e recuo de 2% para as importações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos