Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Líderes fecham acordo para votar PEC das coligações nesta terça

05/09/2017 00h07

Em jantar oferecido pelo presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados fecharam na noite desta segunda-feira um acordo para votar nesta terça-feira os primeiros pontos da reforma política.


Considerado o texto que enfrenta menos resistência entre os parlamentares, a proposta de emenda constitucional (PEC), que sugere o fim das coligações partidárias e o estabelecimento da cláusula de barreira, relatada pela deputada Shéridan (PSDB-RR), será a primeira a ser analisada pelos deputados. Sob a supervisão de Maia, o presidente da Câmara em exercício, deputado André Fufuca (PP-MA), foi o responsável por convocar os líderes para a reunião.


O acordo começou a ser costurado na reunião de líderes, sob o comando de Fufuca, mas foi efetivamente concluído durante o jantar oferecido por Maia na residência oficial da presidência da Câmara.


Mais cedo, após participar da reunião de líderes, Fufuca disse que um acordo para votar a proposta relatada pela parlamentar tucana estava próximo e que deveria ser alcançado durante o encontro noturno.


A análise da PEC das coligações só foi viabilizada diante da sinalização da maioria dos líderes de que, na próxima semana, votarão outros pontos da reforma, como o sistema eleitoral.


"Ficou acordado que votaremos amanhã [hoje] os dois pontos da PEC da Shéridan: a questão da cláusula de desempenho e o fim das coligações a partir de 2020. Terminando a PEC da Shéridan, abre o Congresso para votar os dois destaques que faltam da meta fiscal. Na semana seguinte, vota a questão do sistema eleitoral. Se aprovar o sistema, vamos tentar analisar a criação do fundo público para financiar campanhas. Se não aprovar, iremos para o segundo turno da PEC das coligações", afirmou o líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), após participar do jantar.


O parlamentar do PP disse que está mais "palpável" votar o "distritão de legenda", mas destacou que ainda não há acordo sobre qual sistema vai prevalecer na votação. "Acordamos no procedimento e o voto é quem vai dizer."


De acordo com o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), a sessão que será marcada pela votação da PEC das coligações começará às 10h30 desta terça-feira. "A PEC da Shéridan é o mínimo necessário para essa próxima eleição", afirmou o pemedebista.