Bolsas

Câmbio

Marcelo Barbosa também será relator de processos na CVM

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa, vai atuar como relator de processos submetidos ao colegiado da autarquia. "Com a inclusão de mais um relator, a tendência é que haja aumento de celeridade nos julgamentos, o que deverá acarretar a diminuição do estoque de processos no colegiado", informou a CVM em nota.


A autarquia editou nesta terça-feira a deliberação 780, que altera outras duas, a 538 e a 558, para permitir que Barbosa também relate os processos. Diferentemente dos diretores, o presidente participará das rodadas de sorteio de forma alternada.


O último presidente da CVM que relatou processos foi Marcelo Trindade, advogado especializado em mercado de capitais, assim como Barbosa, e que deixou a autarquia em 2007. Os presidentes seguintes, Maria Helena Santana e Leonardo Pereira, não adotaram esta premissa.


O presidente da CVM tem o chamado voto de qualidade, usado para desempatar decisões. Neste caso, com o presidente relatando, o voto de Barbosa acabará sendo o diferencial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos