IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Anfavea: Ocupação nas montadoras tem leve alta em agosto

06/09/2017 13h33

A ocupação nas montadoras, incluindo o setor de máquinas agrícolas, teve leve aumento de 0,9% na passagem de julho para agosto, informou nesta quarta-feira (6) a Anfavea, que representa as montadoras.


Agora, o setor soma 126,28 mil empregados.


O número de funcionários do setor automotivo em programas de afastamento como o Programa Seguro Emprego (PSE) e "lay-off" caiu de 12,198 mil para 6,32 mil em agosto, na comparação com julho, segundo o presidente da Anfavea, Antonio Megale.Ele destacou que a volta de pessoas no PSE é mais fácil do que as em "lay-off", para as quais é preciso aguardar o término do contrato de suspensão.


Ainda assim, afirmou que "se o mercado continuar reagindo de forma positiva, vamos ver esse número de pessoas em programas de afastamento reduzindo cada vez mais".


Reforma


A Anfavea defende que a reforma trabalhista, prestes a entrar em vigor, vai controlar o ritmo de crescimento das ações judiciais.


Megale, porém, não tem um cálculo de impacto da reforma trabalhista sobre os custos das montadoras de imediato. O executivo acredita que os efeitos se darão em médio e longo prazo, reduzindo o avanço desses passivos.