Bolsas

Câmbio

Produção e venda de veículos avançam em agosto, diz Anfavea

(Atualizada às 13h25) O mês de agosto encerrou com produção de 260,35 mil veículos ? entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (6) pela Anfavea, entidade que representa a indústria nacional de veículos.


O número representa uma aumento de 45,7% em relação ao mesmo período de 2016. Ante o mês imediatamente anterior, houve alta de 15,4%.


Só nas montadoras de carros de passeio e utilitários leves, 250,23 mil unidades saíram das linhas de montagem no mês passado, 45,5% acima do volume de um ano antes. Frente a julho, a produção nesse setor subiu 15,7%.


Na indústria de caminhões, a produção teve um aumento da ordem de 52%, para 7,9 mil unidades ? em relação a julho, o número representa alta de 14,2%.


As fábricas de ônibus aceleraram o ritmo das linhas em 49,7% na comparação com o mesmo período de 2016. Foram fabricados 2,2 mil chassis de ônibus no mês passado. Ante julho, esse volume representa uma redução de 4,8%.


Estoques


Os estoques de veículos parados em pátios de montadoras e concessionárias terminaram agosto em 220,5 mil unidades, o suficiente para 31 dias de vendas, segundo a Anfavea.


Embora levemente maior que o estoque do mês de julho, equivalente a 30 dias de venda, o número ainda está dentro do que a associação entende ser normal.


Vendas


De acordo com a Anfavea, as vendas do setor subiram 17,8% em agosto, se comparadas ao mesmo período de 2016.


Foram 216,53 mil unidades foram comercializadas em agosto. Em relação a julho, houve um aumento de 17,2% nos licenciamentos.


Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, como picapes, as vendas avançaram 17,9% no mês passado, comparativamente ao volume de um ano antes. No total, 210,14 mil carros foram emplacados em agosto, 17,4% acima de julho.


As vendas de caminhões, de 4,83 mil unidades no mês passado, cresceram 9,9% em agosto na comparação anual e 6,6% ante julho.


Já as vendas de ônibus cederam 28,1% na comparação com agosto de 2016. No comparativo mensal, a alta no segmento foi de 25,4%.


Segundo o balanço da Anfavea, as importações responderam por 10,8% de todos os veículos comercializados no mês passado, abaixo dos 11,2% de julho.


Exportações


As exportações de veículos tiveram alta de 61,7% em agosto, frente ao volume registrado em igual período do ano passado.



No total, 66,58 mil veículos saíram do país no mês passado com destino a mercados internacionais, 1,6% acima de julho.


Em valores, a receita com os embarques atingiu US$ 1,46 bilhão, alta de 58,2% na comparação anual. A conta soma às exportações de automóveis os embarques de autopeças, veículos desmontados e de tratores agrícolas. Em relação a julho, o faturamento com exportações avançou 3,3%.


O melhor agosto


O resultado das vendas das montadoras foi o melhor desde dezembro de 2015, segundo o presidente da Anfavea, Antonio Megale.


Segundo o executivo, além de agosto ser um mês mais longo, com maior número de dias úteis, a média diária de emplacamentos ficou em 9,415 mil, considerada "muito boa".


Além disso, Megale destacou o bom desempenho das exportações e disse que, conseguindo fechar um acordo comercial com a Colômbia, esse número deve "aumentar ainda mais".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos