IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Terremoto de magnitude 8 atinge costa do México; há risco de tsunami

08/09/2017 02h48

Atualizada às 3h23 - Um forte terremoto abalou a capital do México, fazendo com que as pessoas fugissem dos edifícios e agitando e derrubando luzes em partes da cidade.


O Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS, na sigla em inglês) disse que o terremoto teve uma magnitude de 8,0 e seu epicentro foi a 164 quilômetros a oeste de Tapachula, no estado de Chiapas, no sul do país. Tinha uma profundidade de 35 quilômetros. Mais tarde, o USGS elevou a magnitude do sismo para 8,1.


Mesmo na distante Cidade do México, o terremoto foi sentido tão forte que moradores assustados se reuniram nas ruas no escuro, temendo que os edifícios entrassem em colapso.


O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA disse que o terremoto tem uma potencial ameaça de tsunami para vários países da América Central, incluindo as costas do Pacífico da Guatemala, Honduras, México, El Salvador e Costa Rica. O instituto disse que a ameaça ainda estava sendo avaliada para o Havaí, Guam e outras ilhas do Pacífico.Não houve ameaça de tsunami para a Costa Oeste dos Estados Unidos.