IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministro da Fazenda diz que governo elevará projeções de alta do PIB

09/09/2017 18h33

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse há pouco que a equipe econômica ajustará para cima suas projeções de crescimento econômica neste ano e em 2018.


Meirelles considera uma conjugações de fatores para trabalhar na revisão "certamente superior" das projeções de crescimento econômico para este ano, de 0,5%, e o próximo, de 2%.


"É uma expectativa. São os números atuais, com viés de alta", disse o ministro após participar de reunião do presidente Michel Temer com aliados e auxiliares próximos na residência oficial da Vice-Presidência da República.


O ministro apontou a queda do desemprego e dos juros de longo prazo e o aumento do consumo. "Temos uma série de estímulos que estão hoje em plena atuação", acrescentou o ministro, apontando ainda retomada da confiança no país e inflação baixa.


"Tudo isso é uma conjugação que está levando a um crescimento e ao fato de que o crescimento já é uma realidade", completou.


Meirelles afirmou ainda que o governo divulgará "proximamente" uma nova proposta de legislação para recuperação judicial e falência de empresas. Segundo ele, esse foi um dos assuntos do encontro.


"Estamos concluindo. Vai dar celeridade e permitir que um grande número de empresas que hoje estão em dificuldade possam sair do processo de recuperação judicial, tomar crédito e voltar a crescer", completou o ministro.


Questionado ainda sobre a sanção da revisão de meta fiscal proposta pelo governo, o ministro afirmou que a discussão está progredindo. "Está indo bem", disse. "E a meta será cumprida", acrescentou.


09/09/2017 18:30:31