IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Janot deve apresentar hoje segunda denúncia contra Temer

14/09/2017 09h39

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve entregar nesta quinta-feira (14) a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). Segundo o Valor apurou, Temer deve ser denunciado por obstrução de Justiça e por organização criminosa. A ideia inicial era oferecer denúncias separadas contra o presidente. No entanto, houve mudanças por questões técnicas.


A previsão era que a denúncia fosse entregue nessa quarta-feira (13). Ontem, duas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) avalizaram a legitimidade de Janot para apresentar a nova denúncia. Na sessão de ontem, os ministros presentes entenderam, por unanimidade, que Janot não poderia ser considerado suspeito de atuar nos casos que envolvem o presidente Michel Temer, desprovendo recurso protocolado pela defesa do pemedebista.


O plenário também decidiu adiar, para a próxima semana, o julgamento de uma questão de ordem que busca impedir que o procurador-geral ofereça novas denúncias contra Temer até que sejam esclarecidos todos os fatos referentes à reviravolta nas delações premiadas do grupo J&F - a partir das quais o presidente passou a ser alvo de investigações na Operação Lava-Jato.


Janot está próximo de encerrar seu mandato. Sua sucessora, Raquel Dodge, assume o cargo na manhã da próxima segunda-feira (18).