IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa opera em alta; cena política continua no foco do investidor

15/09/2017 11h21

Em dia de agenda mais fraca e sem grandes catalisadores, o Ibovespa sustenta um movimento positivo nesta sexta-feira, ainda com o mercado confiante com a recuperação da economia, ainda que lenta, e diante da leitura de que a nova denúncia apresentada ontem pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer não trouxe novidades.


Às 11h17, o Ibovespa subia 0,49%, para 75.046 pontos. O dólar comercial tinha alta de 0,42%, saindo a R$ 3,1276.


Segundo operadores, a denúncia apresentada na quinta-feira, um dos últimos movimentos de Janot antes de deixar o posto na PGR, já foi bastante precificada pelo mercado.


Os ganhos para o índice só não são maiores porque, além de ajustes de posição comuns com a alta sustentada do índice, os riscos políticos ainda estão na agenda do mercado, em especial diante do esforço que Temer terá que fazer junto à base aliada para aprovar reformas esperadas pelo mercado, como a da Previdência.


Do ponto de vista externo, as preocupações geopolíticas também parecem ter ficado em segundo lugar, mesmo após a Coreia do Norte lançar um novo míssil que invadiu o espaço aéreo do Japão e com as ameaças de terrorismo na Europa.


No destaque positivo, após as fortes quedas de ontem, siderúrgicas recuperam perdas e sobem, enquanto a JBS ON avançava 3,14%, com o mercado ainda de olho em uma mudança no comando da companhia.


Vale ON subia 0,95% enquanto Petrobras PN tinha elevação de 0,40% e Petrobras ON aumentava 0,58%.