IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para Pezão, Rodrigo Maia é o "Papai Noel do Rio"

15/09/2017 10h53

(Atualizada às 11h59) O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), agradeceu nesta sexta-feira (15) o apoio do presidente, Michel Temer (PMDB), pelo plano de recuperação financeira do Estado. Ele também agradeceu a bancada na Assembleia Legislativa (Alerj) que aprovou o plano em âmbito estadual.


"Tem sempre a conspiração do mal, mas ali era a conspiração do bem", disse Pezão durante cerimônia de inauguração do centro de radiocirurgia do Instituto Estadual do Cérebro (IEC), no Rio. O governador falou no evento ao lado de Temer e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Pezão também estendeu agradecimentos pela articulação e apoio e Maia, a quem chamou de "Papai Noel do Rio de Janeiro em 2017". Foi o presidente da Câmara quem anunciou o acordo de adesão do Rio ao regime de recuperação fiscal no começo de setembro e chegou a chorar na hora do discurso.


O governador do Rio acrescentou ter certeza que ele e Maia vão "fazer muito" no próximo um ano e quatro meses, antes do fim de seus respectivos mandatos. "Vamos entregar muitas realizações juntos", disse.


A Temer, Pezão afirmou que ele "nunca deixa" de atendê-lo ou retornaar seu contato, "sempre com uma palavra de otimismo".


Caixa 2


O governador fluminense afirmou que "nunca recebeu recursos ilícitos e jamais teve conta no exterior. As doações de campanha foram feitas de acordo com a Justiça Eleitoral".


A declaração foi dada após o Superior Tribunal Federal (STJ) autorizar a abertura de inquérito para investigar Pezão, a partir de delação premiada de executivos da Odebrecht.


A investigação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que identificou indícios de que Pezão teria recebido doações em caixa dois da empreiteira na eleição de 2014. Os repasses seriam relacionados ao contrato da Linha 4 do Metrô do Rio, que liga Ipanema à Barra da Tijuca.


Quem teria pedido o pagamento teria sido o ex-governador Sergio Cabral.


Pezão foi vice-governador de Cabral e recebeu o apoio dele na candidatura ao governo do Rio.