IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Padilha diz que Brasil tem 'encontro marcado' com o desenvolvimento

19/09/2017 23h14

Na abertura do 15º Fórum de Certificação Digital, na noite desta terça-feira, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, citou Juscelino Kubitschek para afirmar que o Brasil tem "encontro marcado" com o desenvolvimento. Sem mencionar as denúncias de corrupção que atingem o governo Michel Temer, o ministro observou que o "Brasil de verdade não é o que algumas pessoas ganham satisfação em mostrar". "Coisas que não são boas existem, mas têm que ser enfrentadas sim senhor", completou.


Segundo Padilha, o "Brasil [de verdade] é o cidadão incógnito que está fazendo". O ministro lembrou os dados positivos que apontam para a recuperação econômica e a retomada da confiança dos investidores e observou que o Brasil "de fora para dentro" é visto com muitos bons olhos. Ele citou os recordes da bolsa de valores que comprovam a "confiança do mercado" no governo e no país.


Seguindo orientação do presidente Michel Temer de reforçar a divulgação dos bons resultados da economia, Padilha citou a evolução de números relativos à produção industrial, à safra de grãos, à indústria automotiva, ao risco Brasil e a projeção do PIB para o ano que vem de crescimento entre 2% e 3%.


Sobre o tema do encontro, Padilha disse que o Estado brasileiro caminha para a desburocratização e um exemplo são as ações de massificação do certificado digital. Ele lembrou que há oito milhões de certificados digitais ativos, resultantes do ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Observou que, mais que uma política pública, é preciso que a ampliação do uso de sistemas eletrônicos se torne "regra de negócio em todas as esferas da sociedade".