IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maia se reúne com líderes em busca de consenso sobre fundo eleitoral

26/09/2017 09h59

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reunirá com líderes partidários da Casa nesta terça-feira (26), com o objetivo de avançar em acordos sobre pontos da reforma política, especialmente sobre a criação de um fundo eleitoral para financiar campanhas eleitorais no ano que vem.


Na noite de ontem (25), os parlamentares foram recebidos por Maia na residência oficial da presidência da Câmara, mas não chegaram a um acordo.


Ao Valor, o líder do PT na Casa, deputado Carlos Zarattini (SP), disse que, durante a reunião de ontem, a única questão que ficou definida é que a ordem da votação dos projetos dependerá do quórum. De acordo com o petista, se tiver o quórum de segurança de 450 parlamentares presentes na Câmara, Maia retomará a votação de três destaques, em segundo turno, da proposta de emenda constitucional (PEC) do fim das coligações e do estabelecimento da cláusula de desempenho, relatada pela deputada Shéridan (PSDB-RR).


Caso o número de presentes seja menor, Zarattini disse que o presidente da Casa deve inverter a ordem e iniciar a votação do projeto de lei que estabelece a regulamentação das mudanças sugeridas pelas propostas de reforma política em tramitação no Congresso, que tem o deputado Vicente Cândido (PT-SP) como relator.


Diante da ausência de acordo sobre o fundo eleitoral, deputados e senadores devem se reunir também hoje para um almoço na residência oficial do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).