IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do setor de serviços é a maior desde fim de 2014, diz FGV

29/09/2017 09h00

A melhora na avaliação da demanda atual e a expectativa mais favorável à contratação de novos profissionais, levaram o Índice de Confiança de Serviços (ICS) a subir 2,4 pontos entre agosto e setembro, para 85,6 pontos ? o maior nível desde dezembro de 2014. Os dados são daFundação Getulio Vargas (FGV).


O avanço no indicador em setembro atingiu 11 das 13 principais atividades pesquisadas, puxado pela melhora na avaliação da situação atual como futura. O Índice da Situação Atual (ISA-S) avançou 3,2 pontos e o Índice de Expectativas (IE-S), 1,6 ponto.


"A boa notícia é que, ao longo do terceiro trimestre, as avaliações empresariais sobre a situação corrente e a dos próximos meses mantiveram um perfil equilibrado. Nos meses anteriores, eram as expectativas que vinham ancorando a melhora da confiança", avaliou em nota o consultor da FGV Silvio Sales. Para ele, é possível que a reação na atividade real do setor ganhe um impulso mais claro nos próximos meses.


Os indicadores de volume de demanda atual e da situação atual dos negócios exerceram a mesma contribuição para a alta do ISA-S em setembro, com avanços de 3,2 pontos, retornando a patamares semelhantes aos do início de 2015, aponta a FGV. Entre os indicadores que compõem o IE-S, a principal influência veio do que avalia a tendência dos negócios para os seis meses seguintes, que subiu 2 pontos, para 91,9 pontos.


Já o indicador de emprego previsto para os próximos três meses cresceu 2,1 pontos em setembro, alcançando a marca dos 99 pontos.


O nível de utilização da capacidade (Nuci) do setor de serviços retornou este mês ao mínimo histórico registrado em junho passado, de 81,5%.


A edição de setembro da sondagem coletou informações de 2014 empresas entre os dias 4 e 26 deste mês.