IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer embarca para SP, onde deve encontrar advogados

29/09/2017 10h18

O presidente Michel Temer (PMDB) embarca na manhã desta sexta-feira (29) para São Paulo, onde passará o dia e cumprirá agenda privada, de acordo com assessores da Presidência da República.


Não há agenda oficial divulgada, mas entre seus compromissos, Temer deve se reunir com advogados para discutir a estratégia de defesa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Eduardo Carnelós assumiu a defesa, mas o amigo e criminalista Antonio Claudio Mariz prossegue no time como conselheiro.


Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral) têm prazo de dez sessões da Câmara para apresentarem suas defesas, mas a meta é não usar todo o tempo disponível: o Planalto quer abreviar o quanto possível o processo na Câmara.


A escolha do relator Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), com perfil governista e sem compromisso eleitoral (aos 87 anos, não deve tentar novo mandato no ano que vem), sugere um parecer crítico à denúncia do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.


O Planalto acredita que a denúncia é política e tecnicamente frágil, a começar pela prisão dos principais delatores, os executivos da JBS Joesley Batista e Ricardo Saud. A avaliação é que os questionamentos sobre a colaboração premiada a desqualificam e fragilizam a acusação. Além disso, assessores de Temer alegam que Janot teria reiterado argumentos utilizados na primeira denúncia, que os deputados já rechaçaram. Por isso, não poderiam ser invocados pela segunda vez.