Bolsas

Câmbio

ANP: Consumo de combustíveis sobe 2,1% em agosto, na comparação anual

O consumo nacional de combustíveis cresceu 2,1% em agosto, na comparação com igual período do ano passado, para 12,1 bilhões de litros. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no entanto, o mercado acumula uma retração de 0,4% no ano.


Tradicionalmente atreladas ao comportamento da economia, as vendas de diesel subiram 2,2% no mês retrasado, para 5,01 bilhões de litros - o quarto crescimento mensal consecutivo. Entre janeiro e agosto, no entanto, a comercialização do combustível acumula queda de 0,4%.


O principal destaque positivo do ano continua sendo a gasolina, que cresceu 5,1% em agosto, para 3,7 bilhões de litros. O derivado acumula, no ano, uma alta de 7,2%.


As vendas do combustível têm compensado a retração do consumo de etanol hidratado - que caiu 13,7% em agosto e 18,8% no ano - e contribuído para sustentar o crescimento das vendas no segmento de veículos leves.


Historicamente atrelado ao comportamento de consumo das famílias, o ciclo Otto (veículos que rodam a gasolina e/ou etanol) acumula uma alta de 2,06% no ano.


Outro destaque positivo de agosto foi o mercado de óleo combustível, que subiu 66,4% no mês retrasado, devido ao aumento do despacho das termelétricas no país. No ano, contudo, as vendas do derivado ainda acumulam uma baixa de 10,8%.


Segundo dados da ANP, houve, em agosto, uma queda nas vendas de gás liquefeito de petróleo (-0,2%), querosene de aviação (-0,4%) e gasolina de aviação (-22,1%). O querosene iluminante, por sua vez, cresceu 5%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos