IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para Temer, 'estamos em um ritmo de ascensão muito forte'

02/10/2017 22h19

Em discurso para empresários na noite desta segunda-feira na capital paulista, o presidente Michel Temer procurou transmitir otimismo com a recuperação da economia brasileira ao destacar as reformas estruturais aprovados em seu governo e se comprometer com mudanças na Previdência e na simplificação tributária. Esses avanços, segundo o pemedebista, "colocam o Brasil no caminho do século XXI".


"Quando assumimos, detectamos o aumento do déficit. Tivemos a coragem de fixar um teto para os gastos públicos", disse Temer em discurso na abertura da Futurecom 2017, na capital paulista. A responsabilidade fiscal, acrescentou, é um dos pilares de sua gestão. O presidente ainda fez questão de citar como seu legado as mudanças na legislação trabalhista e a reforma do ensino médio.


De acordo com Temer, seu governo tem tido sucesso na aprovação das reformas porque tem o diálogo como um de seus suportes. Por isso, argumentou o presidente, estará empenhado em promover a reforma da Previdência e garantir a simplificação tributária. "Temos que fazer a reforma da Previdência. Os dados da previdência estão pautados por este período em que o homem vivia até 60 anos", explicou.


Temer tem aproveitado a baixa popularidade para votar medidas consideradas impopulares. Conforme pesquisa Datafolha, a reprovação ao presidente atingiu 73%. Trata-se do maior índice desde a redemocratização. O recorde até então pertencia à ex-presidente Dilma Rousseff, que em agosto de 2015 registrou 71% de reprovação. Os que aprovam o pemedebista somam apenas 5%.


Temer compareceu ao evento acompanhado dos ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Sérgio Sá Leitão (Cultura). O presidente ainda destacou o objetivo do governo em aumentar o número de pessoas conectadas à internet. "Demos um passo importante para universalizar o acesso à banda larga no Brasil", disse ao citar o satélite geoestacionário brasileiro, que foi lançado ao espaço em maio deste ano.