Real é destaque após fraco desempenho das últimas semanas
O dólar caiu frente ao real nesta segunda-feira (2), primeira sessão de outubro. A moeda brasileira foi destaque global, num dia de dólar majoritariamente forte no mundo.
Analistas afirmam que o bom desempenho do câmbio representa uma pausa após a série de quedas vista nas últimas semanas. No acumulado das últimas três semanas de setembro, o real perdeu 2,26% ante o dólar. Esse movimento derivou do fortalecimento global da moeda americana, em meio a sinais mais "hawkish" do Federal Reserve (Fed, BC americano).
Mas a ansiedade em torno do risco de liquidação integral dos quase US$ 10 bilhões em swaps cambiais que venceram nesta segunda-feira também ajudou a sustentar as compras no período. Ao final, o BC deixou vencer cerca de 40% do lote, mantendo no mercado os demais 60%, algo como US$ 6 bilhões.
"Muita gente já estava com 'call' de venda de dólar, mas não materializava por causa do risco de não rolagem dos swaps", diz Renato Botto, gestor da Absolute Investimentos.
A percepção de que, apesar dos ruídos, o governo tem conseguido apoio do Congresso para se manter no poder também abre espaço para alguma recuperação do real, ainda que as incertezas à frente - a denúncia da PGR contra o presidente Temer, entre outras questões - limitem a demanda por reais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.