Bolsas

Câmbio

Real é destaque após fraco desempenho das últimas semanas

O dólar caiu frente ao real nesta segunda-feira (2), primeira sessão de outubro. A moeda brasileira foi destaque global, num dia de dólar majoritariamente forte no mundo.


Analistas afirmam que o bom desempenho do câmbio representa uma pausa após a série de quedas vista nas últimas semanas. No acumulado das últimas três semanas de setembro, o real perdeu 2,26% ante o dólar. Esse movimento derivou do fortalecimento global da moeda americana, em meio a sinais mais "hawkish" do Federal Reserve (Fed, BC americano).


Mas a ansiedade em torno do risco de liquidação integral dos quase US$ 10 bilhões em swaps cambiais que venceram nesta segunda-feira também ajudou a sustentar as compras no período. Ao final, o BC deixou vencer cerca de 40% do lote, mantendo no mercado os demais 60%, algo como US$ 6 bilhões.


"Muita gente já estava com 'call' de venda de dólar, mas não materializava por causa do risco de não rolagem dos swaps", diz Renato Botto, gestor da Absolute Investimentos.


A percepção de que, apesar dos ruídos, o governo tem conseguido apoio do Congresso para se manter no poder também abre espaço para alguma recuperação do real, ainda que as incertezas à frente - a denúncia da PGR contra o presidente Temer, entre outras questões - limitem a demanda por reais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos