Bolsas

Câmbio

IBGE: Produção industrial cai 0,8% em agosto após quatro meses de alta

(Atualizada às 9h53) A produção da indústria brasileira recuou 0,8% na passagem de julho para agosto, na série com ajustes sazonais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O resultado ocorre após quatro meses consecutivos de crescimento do setor.


O desempenho veio abaixo da média das estimativas de 25 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, que previam alta de 0,1% em agosto.


Na comparação com agosto de 2016, a produção industrial cresceu 4%, após avançar 2,9% em julho, perante um ano antes.


De janeiro a agosto, a indústria acumula expansão de 1,5%. Em 12 meses, houve recuo de apenas 0,1%, "prosseguindo com o ritmo de redução de queda iniciada em junho de 2016 (-9,7%)", aponta o IBGE em nota.


Das quatro grandes categorias econômicas acompanhadas pelo instituto, duas registraram queda na passagem de julho para agosto: bens intermediários (-1%) e bens de consumo semi e não-duráveis (-0,6%).


A primeira categoria interrompeu quatro meses seguidos de expansão, período em que acumulou expansão de 3,6%; a segunda voltou a recuar após alta de 3,2% entre os meses de maio a julho.


O levantamento trouxe ainda que o segmento de bens de consumo duráveis assinalou a expansão mais acentuada em agosto, com alta de 4,1% na comparação a julho, quando tinha registrado expansão de 2,9% perante o mês antecedente.


Já o setor produtor de bens de capital (0,5%) também registrou resultado positivo em agosto e apontou o quinto mês seguido de crescimento na produção, com ganho acumulado de 10,2%.



[module:valor_wysiwyg|src:sites/default/files/infograficos/Brasil/ProducaoIndustrialAno/producao_industrial_mensal_agosto2017_430.html|width:100%|height:430]

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos