Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Obama: Se uma sociedade é saudável, a política também será

05/10/2017 13h15

Os países não precisam ter políticos perfeitos para ser bem-sucedidos, mas precisam ter um sistema que identifique seus defeitos. A afirmação foi feita pelo ex-presidente americano Barack Obama em apresentação no Fórum Cidadão Global, organizado pelo Valor e pelo Santander/AAdvantage.


Ao ser entrevistado por Frederic Kachar, diretor executivo da Divisão de Publicação do Grupo Globo, do qual o Valor faz parte, Obama afirmou que não adianta odiar os políticos. "Políticos e governos são reflexos de nós, se uma sociedade é saudável a política também será", disse.


Para o ex-presidente, o importante é pensar como envolver as pessoas nas questões de seus bairros, locais de trabalho e comunidades antes de o governo atuar. "Claro que o governo é importante em áreas como educação e esforços para reduzir a pobreza, mas nada vai mudar se na comunidade local pessoas não se encontrarem, construírem confiança e aprenderem a trabalhar juntas. Isso vai ser refletido em como será a política ao longo do tempo", completou Obama, destacando ainda que empresas têm também importante papel em engajar a população na cidadania.


Mais cedo, em seu discurso, Obama ressaltou que um dos desafios, hoje, é fazer as pessoas discutirem, mesmo que não concordem umas com as outras. Segundo ele, essa questão é agravada com a internet e a ascensão das "fake news", ou notícias falsas que se disseminam por meio das redes sociais. O ex-presidente lembrou que hoje há um maior número de veículos de comunicação, mas alguns oferecem visões totalmente diferentes. Como exemplo, citou a rede de TV Fox News e o jornal "The New York Times".


"Eu não votaria em mim mesmo se assistisse só à Fox News", disse o ex-presidente, provocando risos da plateia.


"Um dos problemas é quando as pessoas dizem, por exemplo, que o planeta não está aquecendo", afirmou. "Você não pode brigar com os fatos."