Bolsas

Câmbio

Transporte aéreo de carga e passageiros sobe em agosto, aponta Iata

A aviação mundial registrou em agosto expansão de 7,2% no transporte de passageiros e de 12,1% no segmento de cargas, na comparação com o mesmo mês de 2016, informou nesta quinta-feira (5) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que representa as 275 maiores empresas de aviação do mundo.


No mercado de passageiros, a capacidade oferecida pelas companhias aéreas também aumentou, variando 6,3%. Mas, como a demanda cresceu mais que a oferta da aviação, a taxa de ocupação média nas aeronaves teve incremento de 0,7 ponto percentual, atingindo 84,5%.


O desempenho da aviação de passageiros em agosto no mundo foi mais forte na região da Ásia-Pacífico, com variação positiva de 9% na comparação anual. Na América Latina, o incremento foi de 7,5%, o segundo avanço mais forte entre as regiões.


"Após a forte temporada de tráfego típica da demanda de Verão no Hemisfério Norte, 2017 está em curso para ser outro ano de forte crescimento do tráfego, embora a um ritmo mais lento que o apurado até agora", disse o presidente da Iata, Alexandre de Juniac.


No acumulado do ano, o tráfego de passageiros acumula aumento de 7,9% ante o desempenho apurado entre janeiro e agosto de 2016.


Cargas



Já no segmento de cargas, o tráfego aéreo mundial cresceu 12,1% em agosto ante igual mês de 2016, acelerando o ritmo de expansão ? que acumula neste ano avanço de 10,5% sobre os oito primeiros meses de 2016.


Segundo a Iata, o desempenho do frete aéreo está sendo alimentado pelo maior comércio global, que avançou 4,2% nos sete primeiros meses deste ano ? maior incremento desde 2011.


Separando o desempenho do transporte aéreo de cargas por regiões, a África teve aumento de 29,4% no volume transportado, mas o continente representa apenas 1,6% desse mercado.


Levando em conta os mercados de maior relevância, o Oriente Médio (13,9% do mercado mundial de frete), Europa (23,5% do mercado mundial de frete) e a Ásia Pacífico (responde por 37,5%) cresceram, respectivamente, 14,1%, 11,8% e 11,3%.


Na América Latina, o frete aéreo teve incremento de 8,5% em agosto deste ano ante igual mês de 2016.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos