IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha estável em meio a cautela com emergentes

10/10/2017 18h16

O dólar terminou a sessão desta terça-feira quase estável frente ao real, zerando as perdas de mais cedo. O movimento de preço ficou mais visível na parte da tarde e acompanhou a reação de outras moedas emergentes, notadamente o peso mexicano, num contexto de cada vez mais cautela com ativos de países em desenvolvimento.


O dólar comercial terminou o dia a R$ 3,1846, variação negativa de 0,02% em relação ao fechamento da véspera. A taxa ficou longe da mínima intradiária, de R$ 3,1617.


No fim da tarde, o dólar subia 0,87% frente ao peso mexicano, depois de chegar a cair. A moeda americana também reverteu as perdas contra a lira turca e tinha alta de 0,26% no fim da tarde.


A firme compra de dólar não afetou toda a classe de moedas emergentes, mas prosseguiu contrada naquelas mais sensíveis às expectativas de mudança de rota de política monetária nos EUA. A ansiedade do mercado cresce conforme amanhã o Federal Reserve (Fed, BC americano) divulga a ata de sua última reunião de política monetária. Foi após esse encontro de setembro que os mercados entraram em modo mais conservador sobre o câmbio emergente, à medida que ganhou força a expectativa de nova elevação de juros nos EUA ainda neste ano.