IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado de capitais carece de estabilidade de longo prazo, diz Anbima

10/10/2017 14h39

Embora os dados divulgados até o terceiro trimestre deste ano das emissões no mercado de capitais mostrem que o ambiente está melhor do que os últimos anos, o mercado de capitais brasileiro ainda carece de estabilidade de longo prazo, afirmou José Eduardo Laloni, diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).


"Nesse sentido, temos conversado com o BNDES sobre a nova forma de atuação do banco, deixando de ser o único protagonista das operações de financiamento de longo prazo. Achamos isso muito importante", disse ele, durante apresentação de dados do mercado de capitais elaborados pela entidade.


Segundo o diretor, os fundos de pensões e os investidores de longo prazo precisam vir mais para o mercado de captais, já que passaram os últimos anos investindo muito em títulos públicos. A expectativa é que esses grupos passem a complementar "e se tornem protagonistas" do mercado daqui em diante.


"Se tivermos um ambiente favorável de política econômica, a expectativa é muito boa. A perspectiva de alongamento [de dívida] já diz muito isso. Os investidores institucionais estão saindo do curtíssimo prazo da renda fixa. Começar a correr risco de crédito privado é imperativo com a Selic no patamar que está", disse Laloni. "Só inflação baixa e juro baixo já concerta um monte de problema."


Ele também pontuou que o ambiente externo, mais favorável nesse momento, ajuda a continuar ancorando as boas percepções para o mercado. "O aumento de juros lá fora era uma coisa que preocupava, mas acabou sendo moderado, mais comportado. Estamos aliando um cenário externo muito favorável e cenário interno muito favorável", afirmou.