Topo

Ibovespa volta do feriado com volume e renova patamar recorde

13/10/2017 17h49

A bolsa de valores voltou hoje do feriado com um volume mais forte do que o esperado e a presença da importante força compradora que sustentou o Ibovespa ao longo do dia levou o Ibovespa a renovar o recorde histórico.


O índice encerrou hoje com alta de 0,43%, aos 76.990 pontos. Na semana, a alta acumulada é de 1,23%. A máxima anterior de fechamento havia sido batida na terça-feira (10), quando encerrou aos 76.897 pontos. Na máxima intradia, o recorde ainda é do dia 5 de outubro, quando pela primeira vez na história o Ibovespa tocou os 78 mil pontos (78.024 pontos).


Operadores foram unânimes em observar que o grande responsável pelo interesse dos investidores nos negócios hoje foram as ações ligadas a commodities, depois que os dados de importação chinesa de setembro mostraram um resultado melhor do que o esperado e impulsionaram ganhos para o minério de ferro. Nesse sentido, lideraram as altas do índice a Vale ON, que também foi o maior giro do Ibovespa, seguida por Usiminas PNA, CSN e Bradespar.


"O principal movimento do dia foi o setor de siderurgia e mineração, com a importação chinesa colocando estímulo para as empresas. Por ser ponte de feriado, vale destacar que a bolsa sobe com volume bom; a expectativa era de um giro menor", afirma Pablo Spyer, diretor de operações da corretora Mirae Asset.


Os ganhos não foram maiores porque o setor varejista teve hoje um desempenho mais negativo, depois que parte do mercado preferiu se desfazer de posições com a notícia sobre a entrada da gigante Amazon no segmento de vendas de eletrônicos.


"Estamos falando da empresa mais competitiva no setor e que tem força para acirrar a disputa com as demais", diz Spyer. "Mas não sei se é motivo para desespero. Os papéis das varejistas já vêm subindo muito. Não acho que as quedas sejam exageradas, especialmente com a performance esplêndida no ano." No acumulado de 2017, a Lojas Americanas ainda tem alta de 14,46%, enquanto o Pão de Açúcar avança 41,83% ? hoje, os dois papéis ficaram entre as maiores baixas.


A partir de segunda-feira (16), com o início do horário de verão, a bolsa brasileira passa a fechar às 18h. No dia, também é esperado o resultado do vencimento de opções sobre ações, que pode ter feito com quem parte do volume do dia fosse antecipado hoje.


"Vemos Vale retomando o patamar dos R$ 32,00 e Petrobras saindo dos R$ 15. Os comprados estão acionando mais operações para puxar para cima os preços, enquanto os vendidos em bolsa estão sem força", afirma Ari Santos, gerente da mesa de operações da H. Commcor.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ibovespa volta do feriado com volume e renova patamar recorde - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia