IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Justiça aceita denúncia e irmãos Batista são réus por insider trading

16/10/2017 18h15

O juiz João Batista Gonçalves, titular da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, recebeu nesta segunda-feira a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) e tornou réus os irmãos Joesley e Wesley Batista por crimes de uso indevido de informação privilegiada (insider trading) e manipulação de mercado.


Com a decisão judicial, os sócios da J&F - holding do frigorífico JBS e dona da marca Friboi - passarão a responder a uma ação penal pelos ilícitos de que foram acusados.


Segundo a denúncia do MPF, os Batista lucraram R$ 100 milhões em aquisições de contratos futuros de dólares e minimizaram perdas patrimoniais de R$ 138,3 milhões usando informações sobre a divulgação da delação premiada que haviam firmado com a Procuradoria-Geral da República (PGR).


Ambos estão presos preventivamente na sede da Polícia Federal (PF) de São Paulo. Alvos de ao menos seis frentes de investigação, a ação por insider é o primeiro processo criminal desdobrado de uma investigação a que os irmãos passam a responder.