IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lula inicia na próxima semana caravana por 12 cidades de Minas

18/10/2017 14h47

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará na próxima semana de uma série de atos em Minas Gerais. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) deve acompanhá-lo em ao menos um compromisso, um evento na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte. A caravana, que passará por 12 cidades mineiras, é parte da pré-campanha de Lula para as eleições presidenciais de 2018.


O petista lidera as pesquisas de intenção de voto, mas há dúvidas se ele poderá, de fato, se candidatar porque já sofreu uma condenação em um dos processos por corrupção de que é alvo. Se for condenado em segunda instância, poderá ficar inelegível.


Suas viagens e participação em atos públicos são vistas como tentativas de consolidar sua futura candidatura e de reforçar o bom desempenho nas pesquisas, o que poderia dificultar uma decisão judicial que o impeça de entrar na eleição.


Em Minas Gerais, Estado governado pelo PT desde 2015, Lula tem programado visitar 12 cidades. A primeira, na noite de 23, será Ipatinga, no Vale do Aço, região da siderurgia e da indústria metal mecânica, com um histórico de votações no PT.


De acordo com a presidente estadual do PT, Cida de Jesus, Lula terá compromissos em Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itaobim, Itinga, Araçuaí, Salinas, Montes Claros, Bocaiúva, Diamantina, Cordisburgo e, encerrado o giro, em Belo Horizonte no dia 30.


"A caravana não é eleitoral. Não é também não é para pressionar o Judiciário", disse Cida, do PT mineiro. "É uma caravana de diálogo com a sociedade, principalmente no que se refere aos direitos retirados", afirmou, referindo-se a medidas aprovadas pelo governo de Michel Temer (PMDB).


Lula já fez um giro pelo Nordeste nos mesmos moldes do que fará agora por Minas. Os eleitores dos Estados no Nordeste são tradicionalmente eleitores do PT. O mesmo ocorre em Minas.


Sobre a participação de Dilma, sua assessoria e Cida de Jesus informaram que há uma expectativa que ela esteja com Lula no fim da viagem, em Belo Horizonte - cidade natal da ex-presidente que sofreu um impeachment no ano passado.