IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PSDB prevê empate de 23 a 23 em votação sobre Temer e ministros

25/10/2017 14h58

Parlamentares do PSDB preveem empate na votação, pelo plenário da Câmara, da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco nesta quarta-feira. Pelas contas, serão 23 a favor do prosseguimento das investigações dos pemedebistas por obstrução de Justiça e organização criminosa e 23 contrários.


A única ausência informada com antecedência é da deputada Mara Gabrilli (SP), que está nos Estados Unidos, em tratamento de saúde. "Se ela viesse, seriam 24 [contra Temer] a 23. Mas com a ausência dela deve ficar no empate", afirmou o deputado Daniel Coelho (PE). "Deve ficar no empate se ninguém faltar", disse o líder da bancada tucana, Ricardo Tripoli (SP).


Nenhum outro tucano informou ao partido que faltaria. Por isso, eventuais faltas estão sendo tratadas internamente como uma tentativa de esconder o voto - mas, como é a oposição que precisa atingir 342 votos para permitir as investigações contra Temer, contam como apoios ao governo. Na primeira denúncia, o placar pró-Temer no PSDB foi de 22 a 21, com 4 ausências.


Agora, três deputados que estavam ausentes votarão a favor da denúncia: Eduardo Barbosa (MG), que faltou na época devido a uma questão familiar, Shéridan (RR) e Pedro Vilela (AL). Raimundo Mattos (CE) é pressionado pelo presidente do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE), a votar contra o governo. Ele faltou da primeira vez, mas afirma que irá participar hoje e votar pela rejeição da denúncia.


O grupo do PSDB dissidente do governo está, em parte, sem marcar presença no plenário, atuando junto com a estratégia da oposição de adiar, pelo menos até a noite, o início da votação - quando mais pessoas poderão acompanhar, pelos meios de comunicação, como cada deputado votará. Os tucanos estão reunidos no gabinete de Tasso e reavaliarão às 16h se manterão essa estratégia.