IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comportamento ético determina o sucesso institucional, afirma Ilan

26/10/2017 10h49

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, destacou a importância da ética na construção das instituições fortes e para o desenvolvimento econômico. Ele fez o discurso de abertura do 18º Seminário Internacional de Ética na Gestão, promovido pelo governo na sede do BC em Brasília.


"A ética, no exercício do serviço e no atendimento ao interesse público, tem sido preocupação constante do BC", disse Ilan. "Para garantir o elevado padrão na instituição, a Comissão de Ética do BC trabalha para prevenir os desvios e disseminar a conduta ética em todo o corpo funcional."


O presidente do BC afirmou que, na ciência econômica moderna, há consenso de que instituições fortes são fator importante para o desenvolvimento socioeconômico.


"Gostaria de enfatizar que, apesar de as instituições se fundarem no arcabouço jurídico-legal, elas não se sustentam apenas pelo cumprimento da lei. Sem a ética, os preceitos legais podem ser distorcidos, ou pode-se reivindicar um grau de generalidade tal na interpretação dos limites legais que faça com que o sistema perca sustentação", disse ele.


Para Ilan, o comportamento ético que determinará o sucesso institucional, "A ética pública é um elemento fundamental na construção de instituições sólidas e respeitáveis, base de qualquer sociedade democrática moderna."


O diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Isaac Sidney, destacou o papel do código de conduta da instituição para lidar com assuntos éticos como conflitos de interesses.