IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FGV: Confiança da construção alcança maior nível desde início de 2015

26/10/2017 09h58

Puxado pela melhora nas expectativas para o futuro próximo, o Índice de Confiança da Construção (ICST) melhorou pelo quinto mês consecutivo em outubro ao subir 0,5 ponto. Desta forma, o indicador atingiu 78 pontos, maior nível desde fevereiro de 2015 (80,8 pontos). De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), na comparação com outubro de 2016, o indicador de confiança subiu 3,8 pontos.


O Índice de Expectativas (IE) subiu 1 ponto, também a quinta alta consecutiva, e somou 90,2 pontos ? maior nível desde agosto de 2014.Os dois quesitos que compõem o IE aumentaram, com destaque para o indicador que projeta a tendência para a demanda nos três meses seguintes ? subiu 1,3 ponto, para 90,3 pontos, o maior nível desde agosto de 2014 (90,7).


Para a coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre, Ana Maria Castelo, o avanço fortalece a percepção de retomada dos investimentos no setor da construção. "Os indicadores de atividade da construção refletem um avanço muito tímido, como, por exemplo, a alta do emprego captada pelo Caged nos três últimos meses. Como o ciclo produtivo do setor é bastante longo, isto implica também um movimento mais demorado de recuperação", afirmou em nota.


O Índice da Situação Atual (ISA-CST) ficou estável, em 66,2 pontos.


Nuci

Após três meses consecutivos de crescimento, o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor recuou 0,2 ponto percentual para 65,4%. O Nuci da Mão de Obra e o de máquinas e equipamentos apresentaram movimentos opostos: enquanto o primeiro caiu 0,3 ponto, o segundo avançou 0,8 ponto.


Edificações

Entre os segmentos que compõem o ICST, o que mais contribuiu para o avanço em outubro foi o de edificações, ao avançar 2,3 pontos. Com esse resultado, o indicador atingiu 75,4 pontos, maior nível desde junho de 2015 (75,6 pontos).


"O aumento da confiança dos empresários do segmento reflete uma conjuntura mais favorável dada pela queda da inflação e da taxa de juros, que tem se traduzido no aumento dos lançamentos e das vendas nos últimos meses. A pesquisa de mercado das grandes incorporadoras do país (Abrainc) revela que essa dinâmica vem sendo comandada pelo segmento de habitação social, alavancado pelo Programa Minha Casa Minha Vida ", aponta Ana Castelo.


A edição de outubro da sondagem coletou informações de 692 empresas entre os dias 2 e 24 de outubro.