IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produção industrial volta a cair em setembro, aponta sondagem da CNI

26/10/2017 12h34

O índice de evolução da produção industrial, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ficou em 48,1 pontos em setembro, de acordo com a pesquisa mensal "Sondagem Industrial" divulgada nesta quinta-feira (26). Em agosto, o resultado foi de 54,8 pontos. Já em setembro de 2016, ele foi de 45,8 pontos.


Assim, a produção na indústria voltou a cair em setembro após crescer em agosto. Entretanto, a CNI ressaltou que o movimento "é usual para o período". "A queda registrada em setembro de 2017 é menor que a de anos anteriores", afirmou.


Já o indicador da evolução do número de empregados na indústria foi de 49 pontos no último mês, ante 49,1 pontos em agosto. Dessa forma, o emprego no setor caiu em agosto a mesma intensidade da verificada no mês anterior, já que ambos estão abaixo dos 50 pontos.


O percentual médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu para 66% no mês passado ante resultado de 67% em agosto. Em setembro do ano passado, ela era de 66%.


O indicador relativo à utilização de capacidade efetiva-usual, que considera o UCI comum para o mês, fechou setembro em 41,8 pontos, frente a 43,4 pontos em agosto. Ou seja, a diferença entre a utilização da UCO em relação ao usual foi maior em setembro do que em agosto.


Já o índice de evolução de mercadorias estocadas foi de 49,6 pontos no último mês. Em agosto, esse indicador foi de 49,5 pontos. Esse resultado fez com que o indicador de estoques planejados passasse para 50,7 pontos, ante 50 pontos em agosto. Resultados abaixo da linha dos 50 pontos indicam estoques menores do que os planejados "O índice se afastou ligeiramente da linha divisória, apontando que os estoques ficaram um pouco superiores ao planejado pelas empresas", pontuou a CNI.


A pesquisa da CNI foi feita com 2.482 mil empresas de todo o país entre os dias 2 e 17 de outubro.