Bolsas

Câmbio

Confiança do consumidor paulistano volta a subir em outubro

A confiança do consumidor paulistano voltou a subir em outubro, depois de dois meses seguidos de queda. É o que aponta o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgado nesta segunda-feira (6).


Entre setembro e outubro, o ICC teve alta de 3,2%, subindo de 99,7 pontos para 102,8 pontos. A escala do indicador vai de 0 pontos (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).


A FecomercioSP, entretanto, faz uma ressalva em relação ao resultado positivo de outubro."Desde o início da crise política brasileira, em meados de maio, o indicador vem oscilando em torno dos 100 a 105 pontos sem estabelecer uma trajetória definida", diz o comunicado da entidade.


Os dois componentes que formam o ICC tiveram alta no mês passado. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) subiu 4,1%, passando de 70,1 pontos para 73 pontos. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) teve alta de 2,8% (de 119,4 pontos para 122,7 pontos).Em relação a outubro do ano passado, o ICEA subiu 23,5%, enquanto o IEC seguiu tendência oposta e caiu 10,6%.


"O cenário de inflação e juros em queda, indícios de recuperação do mercado de trabalho e outros fatores foram os principais responsáveis pela recuperação do ICC", diz a FecomercioSP. "As expectativas em relação ao futuro também subiram, mas seguem abaixo do patamar pré-crise política."


Em abril, o IEC estava em 134,1 pontos. Para a entidade, "com o aparente encerramento da crise, a agenda de reformas deve ser retomada e, provavelmente, acelerar a retomada da confiança dos consumidores".


Ao todo, para calcular o índice, foram ouvidos 2,2 mil consumidores em toda a cidade de São Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos