Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Produção industrial de SP cresce 5,4% no 3º trimestre

08/11/2017 12h18

Maior parque fabril do país, o Estado de São Paulo registrou crescimento de 5,4% na produção industrial no terceiro trimestre deste ano, frente ao mesmo período do ano passado. Tratou-se do melhor desempenho da indústria paulista desde o segundo trimestre de 2013 (+9,1%).


O resultado do trimestre foi puxado pelo desempenho de dois setores: produtos alimentícios, impulsionados pela produção de derivados do açúcar (tipo cristal e VHP, para exportação); e veículos automotores, incluindo caminhões, caminhão trator para reboques e automóveis.


Segundo Rodrigo Lobo, analista da Coordenação da Indústria do IBGE, os dois setores respondem por 28% da indústria paulista. Ele acrescenta que 11 das 18 atividades acompanhadas no Estado de São Paulo tiveram aumento de produção em setembro, frente ao mesmo mês de 2016."O resultado é, portanto, concentrado, não existe dinamismo maior", disse Lobo.


Ele acrescentou que, nos últimos três meses, pouco mais da metade dos 534 itens industriais de São Paulo apresentaram aumento de produção. O chamado índice de difusão foi de 52,1% em julho; 56,9% em agosto; e 51,1% em setembro. "É um patamar relativamente baixo. Já vimos índices perto de 70%", avaliou.


Produção nacional


O setor industrial nacional avançou 3,1% no terceiro trimestre de 2017, frente a igual período do ano anterior. Dos 15 locais pesquisados, 13 tiveram aumento de produção nessa base de comparação.


Além de São Paulo, outros destaques foram Bahia (+5,6%), Mato Grosso (+ 7,4%), Paraná (+6,8%) e Goiás (+3,5%). Por outro lado, as principais perdas entre os dois períodos foram registradas por Espírito Santo (+ 0,2%) e Rio Grande do Sul (-1,4%).


Leia mais:


Produção industrial cresce em seis de 14 locais em setembro, nota IBGE




IBGE: Indústria do Rio sobe 8,7% em setembro e puxa resultado nacional