IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atividade econômica cresceu 0,3% no 3º trimestre, diz Serasa

16/11/2017 18h32

A atividade econômica do país cresceu 0,3% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo, feitos os ajustes sazonais, de acordo com cálculo da Serasa Experian. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o crescimento foi de 1,2%. No ano, o crescimento até setembro acumula alta de 0,4%.


"A continuidade da queda da inflação e das taxas de juros aliada ao cenário benigno da conjuntura internacional, impulsionaram a atividade econômica brasileira ao longo do terceiro trimestre deste ano", afirma o birô de crédito, em nota.


Pelo lado da oferta agregada, depois de um forte avanço registrado nos dois primeiros trimestres do ano, o setor agropecuário recuou 7% no terceiro trimestre. A indústria cresceu 1,1% e o setor de serviços aumentou 0,7% no terceiro trimestre. Todas as variações livres dos fatores sazonais.


Pelo lado da demanda agregada, os destaques do terceiro trimestre foram as altas de 2,4% das exportações e a de 0,8% dos investimentos. Do lado negativo, houve queda de 0,6% no consumo das famílias e de 1,1% no consumo do governo. Por fim, as importações cresceram 4,7% no terceiro trimestre.


No acumulado do ano até setembro, a atividade agropecuária acumula taxa de crescimento bastante expressiva: 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a indústria e o setor de serviços caem 0,9% e 0,4%, respectivamente. Ainda em relação ao acumulado dos primeiros nove meses de 2017, praticamente todos os componentes da demanda agregada recuaram: consumo das famílias (-0,3%), consumo do governo (-2,3%) e investimentos (-4,0%). Somente as exportações e as importações cresceram: 4,6% e 3,7%, respectivamente.