Bolsas

Câmbio

BRF, Eletrobras, Embraer e SulAmerica deixam indicador ISE, da B3

A B3 anunciou nesta quinta-feira a 13º carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que reúne empresas listadas com as melhores práticas ambientais e sociais. A carteira vai vigorar entre 8 de janeiro de 2018 e 4 de janeiro de 2019.


As empresas que a compõe são: AES Tietê, CCR, CPFL, Engie, Klabin, Natura, B2W, Celesc, Duratex, Fibria, Light, Santander, Banco do Brasil, Cemig, Ecorodovias, Fleury, Lojas Americanas, Telefônica, Bradesco, Cielo, EDP, Itaú Unibanco, Lojas Renner, TIM, Braskem, Copel, Eletropaulo, Itaúsa, MRV e Weg.


BRF, Eletrobras, Embraer e SulAmerica, que estão na carteira atual, deixaram de fazer parte da seleção. A B3, no entanto, não comenta as saídas. "Existem dois fatos para uma empresa não ser anunciada: ou não se candidatou - mas não deixamos isso público - ou ela não se qualificou em relação às demais, aos resultados e à avaliação do conselho", afirma Sônia Favaretto, presidente do conselho deliberativo do ISE e diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3.


Ao todo foram 41 empresas candidatas entre 179 elegíveis, segundo a B3. A seleção é feita entre as 200 empresas com ações mais líquidas da B3. O número de candidatas foi o mesmo do ano passado, mas Sônia considera o resultado positivo. "Foi uma participação estável, o que para nós foi um bom resultado, considerando que tivemos um ano bastante desafiador, e essa agenda de sustentabilidade, dependendo do estágio e momento da empresa, pode ser uma agenda que perde um pouco de velocidade", afirma.


O valor de mercado do índice é de R$ 1,2 trilhão, o que representa 41,47% do valor de mercado total da B3. Desde a sua criação, em 2005, o ISE apresentou rentabilidade de 185,01% contra 113,72% do Ibovespa até o dia 21 de novembro. No mesmo período, teve ainda menor volatilidade: 24,67% em relação a 27,46% do Ibovespa.


No ano até o dia 21 de novembro, o desempenho do ISE foi de 18,2% e do Ibovespa, de 23,8%. A volatilidade do índice de sustentabilidade no período foi de 16,75% e do Ibovespa, 19,47%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos