IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Demanda do consumidor por crédito cai em outubro, aponta Boa Vista

27/11/2017 12h27

A demanda por crédito do consumidor caiu 3,3% em outubro, desconsiderados os efeitos sazonais, segundo dados nacionais da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) divulgados nesta segunda-feira (27).


Na avaliação interanual, outubro apresentou diminuição de 1,8%, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (novembro de 2016 até outubro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) a queda foi de 2,7%.


Considerando os segmentos que compõem o indicador, na avaliação em 12 meses ainda é possível observar nas instituições financeiras uma retração de 6,1%, enquanto para o segmento não financeiro a retração é um pouco menos intensa, de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC no boletim.


"Com a melhoria da atividade econômica, a propensão ao consumo inicia um movimento de recuperação, fator que colabora para a elevação da demanda por crédito por parte dos consumidores ? evidenciado principalmente pelo melhor desempenho do setor não financeiro", diz a instituição. "Ademais, com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador, que poderá atingir níveis positivos até o término de 2017."


O indicador de demanda do consumidor por crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas.