IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juros futuros operam em alta moderada

27/11/2017 11h16

Os juros futuros operam em alta moderada nesta segunda-feira, denotando alguma cautela com a agenda carregada dos próximos dias.O comportamento das taxas destoa ligeiramente do tom mais positivo das moedas emergentes.


Às 10h14, o DI janeiro/2021, por exemplo, avançava a 9,260% (9,230% no ajuste anterior) enquanto o dólar recuava 0,15%, a R$ 3,2272.


As operações mais defensivas também podem ser constatadas pela inclinação da curva de juros, que mede o prêmio exigido para posicionamento em vértices mais longos. A diferença entre o DI janeiro de 2023 e o DI janeiro de 2019 volta a subir para 3 pontos percentuais. Se mantido até o fechamento do dia, será o maior nível 14 de novembro quando encerrou a sessão em 3,07 pontos.


O debate sobre o cenário econômico dos Estados Unidos deve ganhar força. Isso porque voltam a tramitar as propostas para a reforma tributária no Congresso dos EUA. Ainda estão previstos pronunciamentos da atual presidente do banco central americano, Janet Yellen, na quarta-feira e do indicado para substituí-la no cargo, Jerome Powell, na terça.


No Brasil, a pauta do mercado inclui ainda as incertezas com o andamento da reforma da Previdência. A expectativa é de que a apreciação da matéria ocorra na semana que vem. Até lá, entretanto, a administração de Michel Temer terá de se esforçar para garantir o apoio parlamentar necessário - no mínimo 308 votos - para aprovar a medida.


Nesse contexto político, também é considerado o prêmio sobre os riscos da disputa eleitoral de 2018, embora parte dos profissionais de mercado não apontem ainda a corrida por votos como grande catalisador dos negócios. O apresentar Luciano Huck afirmou que não é candidato à Presidência.


Já no lado econômico, segue a leitura de que a Selic deve cair até 7% no fim de 2017, mesmo nível esperado para o encerramento de 2018, como aponta o Boletim Focus. O documento trouxe poucas alterações.