IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras inicia produção no bloco de Libra, no pré-sal de Santos

27/11/2017 09h49

A Petrobras e seus parceiros iniciaram no domingo, dia 26 de novembro, a produção no bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, com a entrada em operação da plataforma Pioneiro de Libra, unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo.


A plataforma tem capacidade de processar diariamente até 50 mil barris de petróleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás associado e passará por um teste de longa duração de um ano. Neste período, conforme comunicado da Petrobras, será avaliado o comportamento do reservatório de petróleo e ampliado o conhecimento das características da jazida.


Após o primeiro teste, a plataforma Pioneiro de Libra será deslocada para operar os sistemas de produção antecipada em outros poços de Libra. "O objetivo será aumentar o conhecimento da jazida, como também apoiar o desenvolvimento e otimização de todas as futuras unidades a serem instaladas na área", informou a Petrobras, em comunicado.


Até o momento, foram perfurados 12 poços no bloco de Libra. O consórcio é liderado pela Petrobras, com 40%, em parceria com a Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%). Também participa a companhia estatal Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), como gestora do contrato.