Bolsas

Câmbio

Frete aéreo cresce 5,9% em outubro, com destaque para AL, segundo Iata

O transporte aéreo de cargas cresceu 5,9% em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que reúne as 274 maiores companhias de aviação do mundo.


Essa taxa de crescimento ficou abaixo da expansão registrada em setembro, de 9,2%. Mas a variação de outubro superou a média anual do setor na década, que é de 3,2%.


Na América Latina, que responde por 2,8% desse mercado, o frete aéreo em outubro foi 7,2% maior que um ano antes. Segundo a Iata, a reação da economia brasileira tem sido decisiva para o desempenho desse modal na região.


Já entre as regiões que lideram esse mercado, a América do Norte ? 20,7% de participação ? cresceu 6,6%, seguida pela Europa, com avanço de 6,4%.


"O abastecimento mais limitado na indústria mundial típica do quarto trimestre deve sustentar a demanda pelo transporte aéreo, que pode ter este ano o melhor desempenho operacional e financeiro desde a recuperação da crise financeira, em 2010", disse o presidente da Iata, Alexandre de Juniac.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos