Ibovespa opera quase estável, com investidor atento à Previdência

O Ibovespa iniciou o primeiro pregão de dezembro com um movimento errático e sem direção definida, aguardando a abertura dos mercados acionários americanos para ganhar tração e definir um ritmo mais claro.


Às 10h47, o índice cedia 0,01%, aos 71.964 pontos, depois de tocar a mínima intradia em 71.519 pontos.


Os receios com o andamento da reforma da Previdência e as sinalizações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de que o tema ainda encontra muita resistência, passaram a dominar os negócios do mercado brasileiro nos últimos dias, limitando o rali de fim ano que parte dos agentes de mercado antecipava. Mesmo assim, quedas fortes como as registradas nos últimos dias abrem ainda abrem chance de o índice perseguir alguma recuperação.


No exterior, as discussões em torno da reforma tributária americana podem também acrescentar cautela aos emergentes, já que o pacote tributário pode levar o Federal Reserve (Fed, banco central do país) a rever o ritmo de alta dos juros caso o superaquecimento da economia se confirme. Por hora, a abertura das bolsas americanas é um elemento importante para a liquidez do mercado brasileiro, embora o Ibovespa tenha se descolado mais recentemente dos índices acionários de Wall Street ? ontem, eles renovaram máximas, enquanto a Bolsa brasileira registrou o pior desempenho desde maio.


Após o tombo do dia anterior,CPFL Energiaoperava em alta de 0,52%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos