Tenda prevê fechar 2017 com alta de 20% em lançamentos

(Atualizada às 10h54) A Tenda fechará 2017 com lançamentos de R$ 1,6 bilhão, o que representa alta de 20% ante o Valor Geral de Vendas (VGV) do ano passado. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6) pelo presidente da companhia, Rodrigo Osmo, durante o Tenda Day, evento para analistas e investidores em São Paulo.


De acordo com Osmo, a companhia se tornou a terceira maior em lançamentos, atrás da MRV Engenharia e da Cyrela. A Tenda tem foco na faixa 2 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida nas maiores regiões metropolitanas do país.


O executivo contou que a companhia ganhou um ponto percentual de participação de mercado nas vendas brutas neste ano.


A incorporadora está mais restritiva na concessão de descontos, o que contribuiu para a melhora da margem bruta. Os investimentos em marketing cresceram, segundo o executivo.


Verticalização


A Tenda deve terminar 2018 com 90% de cada empreendimento verticalizado, com a utilização de funcionários próprios. A companhia tem buscado mais produtividade da mão de obra e redução do consumo de materiais, disse Osmo.


Na média, as obras do novo modelo da Tenda, adotado nos últimos anos, duram 11 meses. "Cortamos o mato alto. O desafio, agora, é sofisticar a operação para manter os ganhos de produtividade", disse o presidente.


Osmo afirmou que a Tenda começa a preparar expansão geográfica futura. Por conta disso, está previsto crescimento de despesas gerais e administrativas acima da inflação.


Atualmente, a incorporadora atua nas principais regiões metropolitanas.


De acordo com o executivo, mesmo com os ajustes de preços feitos no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, a inflação não foi reposta. Como a Tenda está mais restritiva na concessão de descontos, as despesas com vendas melhoraram.


Contingências


As despesas da Tenda com contingências para processos devem cair a partir de 2019, de acordo com o presidente da companhia.As contingências têm impactado, negativamente, a margem líquida da companhia.


No próximo ano, contingências para processos ainda terão impacto relevante nos resultados e devem chegar perto dos R$ 80 milhões deste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos