Bolsas

Câmbio

Inflação pelo IPCA desacelera em novembro, aponta IBGE

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,28% em novembro, de 0,42% em outubro, informou nesta sexta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


No mesmo mês de 2016, a alta havia sido de 0,18%. Dessa forma, a inflação oficial acelerou pelo indicador acumulado em 12 meses: de 2,70% em outubro para 2,80% em novembro, de acordo com o instituto.




O IPCA de novembro ficou abaixo da média de 0,35% estimada por 27 consultorias e instituições financeiras consultadas peloValor Data. O intervalo das projeções ia de alta de 0,31% a 0,47%. No acumulado de 12 meses, a expectativa era de alta de 2,88%.


Nos 11 meses completos do ano, o IPCA acumula alta de 2,50%, a menor inflação para o período desde 1998 (1,32%). Assim, faltando apenas mais um mês para 2017 terminar, a inflação segue abaixo do piso da meta, de 3% ? o centro é de 4,5%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.


O IBGE calcula a inflação oficial brasileira com base na cesta de consumo das famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília. Os preços são coletados ao longo do mês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos