IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indústria de SP perde 10,5 mil vagas em novembro, aponta Fiesp

12/12/2017 12h44

A indústria paulista perdeu 10,5 mil postos de trabalho em novembro, recuo de 0,49% em relação ao mês anterior, na série sem ajuste sazonal, segundo a pesquisa divulgada pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Ciesp.


Apesar do saldo negativo, esse resultado para o mês é o melhor apresentado nos últimos quatro anos, destacaram em nota. No acumulado do ano, o saldo está negativo, com corte de 2 mil empregos (-0,10%). Com ajuste para o mês, contudo, o saldo fica positivo (0,04%).


O resultado está dentro do esperado para o período, como avalia o diretor titular do Depecon, Paulo Francini. "É relativamente normal esse esgotamento de emprego em novembro. Os meses de novembro e dezembro refletem as perdas causadas pela sazonalidade da indústria."


Segundo projeções da Fiesp, a indústria paulista deve ter saldo negativo no fim do ano. A expectativa para dezembro é de demissão de 23 mil trabalhadores; para 2017, a previsão é de fechamento de 25 mil vagas.


"O saldo a ser apresentado em dezembro deverá ser também um dos menores para os últimos 10 anos", segundo Francini, que lembra que, em dezembro de 2005, foram fechadas 33 mil postos de trabalho. "Esse resultado sinaliza recuperação em curso. O ano de 2018 deve ser positivo na geração de emprego", completa.


Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa para o mês de novembro, seis ficaram positivos, 12 negativos e quatro estáveis.Entre os positivos, os destaques ficaram por conta do setor de produtos de minerais não metálicos, com geração de 624 postos de trabalho, seguido de veículos automotores, reboques e carrocerias (554).No campo negativo, apareceram produtos alimentícios (-4.669) e coque, derivados do petróleo e biocombustíveis (-3.857).