Boa Vista: Empréstimo pessoal é principal modalidade contratada online
O empréstimo pessoal é a principal modalidade contratada online, segundo pesquisa feita pela Boa Vista SCPC. Essa é a opção de 69% dos entrevistados que usam aplicativos de bancos, financeiras e fintechs. Em segundo lugar ficou o crédito consignado em folha de pagamento (14%), seguido do consignado dos servidores públicos (5%), financiamento de automóveis (5%), consignado atrelado ao INSS (3%), financiamento de imóvel/terreno e estudantil (2% cada) e empréstimo com garantia de veículo (1%).
Segundo a pesquisa, os usuários optam pelas transações online pela conveniência (42%). Outros fatores citados são a rapidez (25%), não precisar pedir diretamente ao gerente (13%), transparência (9%), taxas menores (7%) e por evitar filas (4%).
Valores
Quanto aos valores solicitados nestas contratações online, a pesquisa constatou que as faixas variam entre R$ 500 e R$ 10 mil em 78% dos casos. Ao mesmo tempo, apenas para 36% os valores foram suficientes para realizar o que pretendiam com o empréstimo. Para 42% o valor disponibilizado atendeu em parte e, para 22% não atendeu.
Ainda, segundo a pesquisa, 27% dos consumidores buscam crédito nas fintechs para refinanciar outras dívidas e outros 25% para o pagamento do cartão de crédito.
Especificamente sobre a obtenção de cartão de crédito, 42% disseram que já adquiriram cartão de crédito por meio de apps. Já 35% afirmam que recorrem às fintechs por ser mais conveniente. Outros 24% porque oferecem um processo de solicitação e efetivação da entrega mais rápido e menos burocrático.
Dificuldades
No geral, 69% dos consumidores já passaram por dificuldades no momento de solicitar crédito, mesmo fazendo parte do grupo de bancarizados. Segundo a pesquisa, 91% possuem conta em banco, e, destes, apenas 25% não tiveram crédito negado em algum momento da vida.
A sondagem da Boa Vista SCPC ouviu 1.147 consumidores, entre 15 de setembro a 04 de outubro, de todas as regiões do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.