IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras: Produção nacional de petróleo cai 1,5% em novembro

15/12/2017 20h48

A produção nacional de petróleo da Petrobras alcançou 2,13 milhões de barris diários (b/d) em novembro, queda de 1,5% em relação ao volume observado em outubro. Na mesma base comparativa, a produção nacional de gás natural caiu 2,3%, para 78,4 milhões de metros cúbicos diários.

De acordo com comunicado divulgado pela petroleira, a queda na produção de petróleo foi motivada pela parada programada para manutenção do FPSO Cidade de Niterói, que opera no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos. Já a redução no volume de gás natural aconteceu por conta da manutenção no sistema de compressão nos campos do Amazonas e também pela parada em Niterói.

Segundo a empresa, a produção total de óleo e gás, no Brasil e no exterior, somou 2,77 milhões de barris de óleo equivalente diários (BOE/d) em novembro, queda de 1,8% em relação a outubro. Deste total, 2,62 milhões de BOE/d foi no Brasil e 99 mil BOE/d, no exterior.

A estatal informou ainda que registrou novo recorde na produção diária de petróleo operada na camada pré-sal (parcela própria e dos parceiros), atingindo a marca de 1,5 milhão de barris no dia 30 de novembro. No mês passado, a produção alcançou 1,65 milhão de BOE/d, volume 1,5% maior do que o de outubro. O aumento se deve, principalmente, ao crescimento da produção do campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, por meio da plataforma P-66.

No exterior, a produção de petróleo da Petrobras somou 60 mil b/d em novembro, queda de 2,8% ante outubro, devido à ocorrências operacionais nos campos produtores de Lucius e Cascade, ambos no Golfo do México.

E a produção de gás natural no exterior foi de 6,8 milhões de metros cúbicos diários em novembro, redução de 6,8%, refletindo ocorrências operacionais no campo de Hadrian South.