IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo vê solução de mercado para Viracopos, diz secretário

20/12/2017 15h34

O governo está confiante em uma "solução de mercado" para o aeroporto internacional de Viracopos (SP). Três grupos estrangeiros demonstraram interesse em entrar na operação, disse nesta quarta-feira o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Rais Lopes. Ele não revelou os nomes dos interessados.


Na avaliação do secretário, existe a possibilidade de um desfecho rápido. "Ficaram de dar uma posição na primeira quinzena de janeiro para fazer uma [auditoria] mais detalhada", comentou Lopes, em conversa com jornalistas. "Estamos aguardando uma solução de mercado para enterrar de vez a hipótese de relicitação."


A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), controlada pela UTC e pela Triunfo, anunciou em julho a devolução "amigável" do ativo à União. Foi a estreia do mecanismo previsto pela Lei 13.448, sancionada neste ano pelo presidente Michel Temer, que busca oferecer uma saída para concessões com problemas financeiros.


Pela nova legislação, quando um ativo é devolvido ao governo, a concessionária ganha direito a uma indenização pelos investimentos ainda não amortizados e o projeto entra na carteira de relicitações.


De acordo com Lopes, os investidores que sondaram Viracopos se dispõem a ficar somente com a participação acionária da UTC ? que está em recuperação judicial ? ou com essa fatia e a da Triunfo.