IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Câmara suspende pagamento de salários e benefícios a Maluf e Jacob

21/12/2017 22h56

A Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados ordenou a suspensão do pagamento dos salários dos deputados federais Paulo Maluf (PP-SP) e Celso Jacob (PMDB-RJ), informa assessoria de imprensa da Presidência da Casa. A decisão foi uma resposta a uma orientação do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), Maluf começou a cumprir pena em regime fechado desde quarta-feira. Jacob está preso no Complexo Penitenciário da Papuda. Segundo apurou o Valor, após ser orientado pela assessoria jurídica da Câmara, Maia repassou a sugestão à Diretoria-Geral para que ambos deixassem de receber salários e benefícios, como auxílio-moradia, verba de gabinete e cota para viagens. A decisão inclui a "anulação" dos dois gabinetes e a exoneração de todos os seus funcionários.


Ao Valor, Maia afirmou que, se a área jurídica da Casa entender que há decisões conflitantes no STF em relação à decisão do ministro Edson Fachin de determinar o cumprimento da pena de Maluf, prisão e perda de mandato, pode entrar com um recurso na Suprema Corte para sugerir que o plenário da Corte decida sobre a cassação do parlamentar. Segundo Maia, ele "tratará disso na próxima semana".