FGV: Índice de Confiança da Construção sobe 2 pontos em dezembro
Com uma melhora disseminada tanto nas avaliações sobre o momento atual como nas expectativas, o Índice de Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 2 pontos em dezembro para 81,1 pontos, maior nível desde janeiro de 2015 (84,9 pontos). De acordo com a Fundação Getulio Vargas, o indicador sobe 9,3 pontos quando comparado a igual período do ano passado.
A alta do ICST em dezembro deveu-se majoritamente às perspectivas de melhora no curto prazo. O Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 3,2 pontos, para 92,6 pontos - maior nível desde março de 2014 (96,0 pontos). O destaque foi para o número que projeta a tendência para a demanda nos próximos três meses, que avançou 3,5 pontos, para 91,7 pontos.
Já o Índice da Situação Atual (ISA-CST) cresceu 0,9 pontos para 70,1, sétimo mês seguido ? nível ainda baixo em termos históricos. O indicador que mais contribuiu para a alta foi o que mede o grau de satisfação com a situação corrente dos negócios, que subiu 2,3 pontos, para 73,0 pontos.
"A contínua melhora da confiança no setor da construção ao longo do ano mostra que, na percepção do empresariado, o pior da crise já passou. A leitura mais favorável a respeito da situação corrente dos negócios avançou especialmente a partir do segundo semestre, o que pode se refletir na atividade setorial nos próximos meses", destacou em nota o coordenador da pesquisa, Itaiguara Bezerra. O segmento de preparação do terreno, que costuma antecipar tendências do setor, diz, vem avançando desde o segundo trimestre. Mais recentemente, outro sinal favorável é o aumento gradual da confiança do segmento de edificações residenciais.
O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor subiu 0,2 ponto percentual (p.p.), atingindo 64%. O Nuci de Mão de Obra cresceu 0,3 p.p. e o de Máquinas e Equipamentos recuou na mesma magnitude.
Em bases trimestrais, o ICST do 4º trimestre de 2017 subiu 3,3 pontos em relação ao trimestre anterior. A alta se deve tanto à situação atual dos negócios, que subiu 3,3 pontos, quanto das expectativas de curto prazo, com alta de 3,5 pontos. "Há muitos sinais de melhora do ambiente de negócios das empresas da construção. Na ausência de choques expressivos, o ano de 2018 deverá ser de retomada do crescimento", observou Itaiguara Bezerra.
A edição de dezembro da sondagem coletou informações de 686 empresas entre os dias 01 e 20 deste mês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.