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Confiança no setor de serviços tem maior nível desde setembro de 2014

29/12/2017 09h20

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getulio Vargas, avançou 1,5 ponto em dezembro, alcançando 89,2 pontos, o maior nível desde setembro de 2014 (89,8 pontos) e encerra o ano com um saldo acumulado positivo de 12,9 pontos, disse o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), responsável pelo indicador na fundação, em relatório publicado nesta sexta-feira.


A alta do índice de confiança, que atingiu 9 das 13 principais atividades pesquisadas, foi influenciada tanto pela situação atual quanto pelas expectativas.


O Índice de Expectativas (IE-S) avançou pelo sexto mês consecutivo e atingiu 94,4 pontos em dezembro, o maior nível desde março de 2017 (96,8 pontos). O aumento de 1,7 ponto foi influenciado, pelo avanço do indicador de tendência dos negócios para os próximos seis meses, que subiu 3,2 pontos, para 98,4 pontos.


O Índice da Situação Atual (ISA-S) registrou acréscimo de 0,9 ponto, devolvendo a queda de 0,8 ponto do mês anterior. Em médias móveis trimestrais, o ISA-S mantém uma sequência de altas desde o início de 2017. A maior contribuição para este subíndice veio do indicador que mede o volume de demanda atual, que avançou 1,0 ponto.


O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor de serviços avançou 0,7 ponto percentual em dezembro, para 83,1%, chegando ao seu maior nível desde dezembro de 2015 (83,4%).


Já no ano, diferentemente do que ocorreu em 2016, quando a alta do índice-síntese deveu-se majoritamente às expectativas, a melhora do indicador em 2017 foi basicamente sustentada pela recuperação da situação atual, o que reforça um possível cenário de aumento no ritmo de atividade do setor nos próximos meses, diz Itaiguara Bezerra, Coordenador de Sondagens do Ibre-FGV, em comentário no relatório.


"O resultado de dezembro consolida o processo de recuperação gradual da confiança no setor de serviços ao longo de 2017 e traz boas perspectivas para 2018. No último trimestre do ano, tanto as avaliações sobre o momento quanto as expectativas melhoraram de forma disseminada pelos vários segmentos pesquisados, o que garante sustentabilidade à manutenção desta trajetória ascendente", avalia Itaiguara.


A sondagem do setor de serviços de dezembro de 2017 coletou informações de 1.983 empresas entre os dias 1º e 26 do mês. A próxima edição da pesquisa será publicada em 31 de janeiro.