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Apple se nega a receber notificação sobre caso de bateria, diz Procon

03/01/2018 16h23

A Apple se negou a receber uma notificação do Procon-SP nesta quarta-feira, segundo o órgão de defesa do consumidor. A companhia foi procurada para dar esclarecimentos sobre o fato de prejudicar o desempenho de iPhones antigos com bateria sem tanta capacidade de segurar carga. A empresa assumiu a prática depois de reclamações de consumidores.


Em sua defesa, a Apple alegou que a medida tinha como objetivo preservar os aparelhos de possíveis defeitos que poderiam vir a ser causados caso se desligassem sozinhos por conta da bateria já desgastada.


"A Apple se recusou a assinar a notificação, mas os representantes do Procon deixaram assim mesmo o documento na recepção do prédio e consideraram a comunicação feita", informou o Procon-SP, em comunicado. A partir da notificação, a companhia tem dez dias para se manifestar.


O Procon quer saber qual é o problema de fato e os prejuízos que os usuários do iPhone estão tendo ou poderão ter. Além disso, quer informações de como o consumidor deverá proceder, quais modelos estão inclusos, os prazos e o custo para fazer a troca da bateria dentro do programa anunciado pela companhia. Nos EUA, o serviço teve o preço reduzido de US$ 79 para US$ 29 para os modelos 6, 6S e 7. No Brasil, o valor caiu de R$ 499 para R$ 149.


Procurada, a assessoria de imprensa da Apple não respondeu ao contato do Valor.

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