IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alckmin diz que Brasil não precisa de "showman"

16/01/2018 15h48

Pré-candidato à Presidência da República, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta terça-feira (16) que o país não precisa de um "showman" neste momento, mas sim de um líder capaz de resolver os problemas do Brasil.


A declaração do tucano ocorre no momento em que se volta a especular no meio político a possibilidade de o apresentador de TV Luciano Huck concorrer ao Palácio do Planalto neste ano.


O presidenciável tucano voltou a defender a união entre os partidos de centro para evitar "extremismos" que levam a um cenário de caos, como o registrado na Venezuela, dividida entre grupos pró e contra o governo Nicolás Maduro.


"O Brasil não precisa de 'showman'. Quem quer assistir show, têm gênios no Brasil [do entretenimento]. O Brasil precisa de alguém que resolva os problemas", disse Alckmin, em entrevista à Rádio Bandeirantes.


O governador afirmou que estimula a participação de novas lideranças na política, embora tenha questionado o que representa o "novo". "O novo é a idade? Você ter 30 ou ter 60 anos? É nunca ter disputado? Nunca ter tido uma administração pública? O novo é defender o coletivo", concluiu. Alckmin mais uma vez minimizou a pressão para crescer na pesquisas de intenção de voto. Segundo ele, os levantamentos neste momento de pré-campanha "não têm significado". No último Datafolha, ele oscila entre 8% e com 12%.


Ao tratar dos problemas nacionais, defendeu as reformas tributária e política. Na sua opinião, ambas devem ser discutidas no primeiro ano de governo do presidente eleito em 2018. A reforma da Previdência, afirmou o tucano, deve ser aprovada neste ano.


Questionado como responderia ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual debate na campanha sobre denúncias de corrupção nos governos do PSDB em São Paulo, como o cartel nas obras dos trens, Alckmin ressaltou que não há investigações em curso contra ele, mas uma delação.


"Aliás, se um dia, na política, eu ficar rico, pode chamar de ladrão. Quem acumular patrimônio em política é ladrão. L-A-D-R-Ã-O", repetiu na sequência.


Ao comentar a denúncia do Ministério Público contra o deputado estadual Fernando Capez (PSDB), o governador afirmou que "ninguém está acima da lei".